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terça-feira, 30 de abril de 2013

Material de estudo para o 3º encontro de PC: A aula essencial - texto e slides




"Dentro do armário metafórico desta escola, podemos nos perguntar: Quantos sapatos pisam sobre o outro? Quanta indelicadeza não prevista acontece? Quanta dificuldade de se mostrar o que se sente de afeto, de delicadeza, de interesse pelo futuro comum há? Quanta dificuldade de dar conta das promessas e das esperanças nela depositadas por toda a sociedade"?




LEIA A CIRCULAR DE CONVOCAÇÃO DEITP 86 E AS ORIENTAÇÕES, AQUI
AQUI>> Instrumento de acompanhamento das atividades nas Aulas

segunda-feira, 29 de abril de 2013

Acervo de Apoio à implementação do Currículo

Prezados professores e gestores da rede de ensino do Estado de São Paulo,
 
Este website é mais um canal para apoiá-los na implementação do Currículo paulista para o Ensino Fundamental – Ciclo II e o Ensino Médio em suas escolas e nas salas de aula. Aqui vocês vão encontrar diferentes materiais produzidos no âmbito do programa São Paulo faz escola. O Currículo do Estado de São Paulo foi editado em 2010 concluindo um ciclo de trabalho de implantação, avaliação e revisão da Proposta Curricular elaborada em 2008. Para consultar os documentos das quatro áreas do conhecimento, basta clicar em CURRÍCULOS. Em VÍDEOS, todo o acervo do programa está disponível. São 509 vídeos, produzidos desde 2008: apresentações dos Cadernos do Professor, videoaulas do curso A Rede Aprende com a Rede, videoconferências do programa Apoio à Continuidade de Estudos etc. Vocês podem consultá-los por área, disciplina ou palavras-chave. Este site apresenta ainda uma novidade: ROTEIROS para orientar discussões nas Aulas de Trabalho Pedagógico Coletivo (ATPC), com vistas a consolidar esse espaço de troca profissional e de construção de novos saberes. Produzidos para subsidiar e enriquecer o trabalho dos Professores Coordenadores, esses roteiros têm como principal objetivo fortalecer o vínculo entre a reflexão sobre a prática docente e o fazer pedagógico em sala de aula. Nessa direção, pretendem ser um instrumento de apoio à discussão sobre estratégias didático-pedagógicas e ao aprofundamento de conceitos e conteúdos mobilizados nos Cadernos do Professor e do Aluno. Há dois tipos básicos de roteiro: os que propõem a discussão de temas inter ou multidisciplinares, com a participação de professores de todas as disciplinas ou de determinadas áreas do currículo, e os roteiros disciplinares, que pretendem apoiar a discussão de temas específicos das diferentes disciplinas. Espera-se que esses materiais, em articulação com os Cadernos do Gestor, do Professor e do Aluno, possam contribuir para a aprendizagem dos alunos e a construção de uma educação de melhor qualidade.
 
Como acessar?
Clique no link de acesso a página inicial (AQUI)
Escolha e clique em uma das categorias de materiais do acervo: Roteiros    Vídeos    Currículos


Consultar Roteiros
  
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ESC-Código CIE da escola com 6 dígitos (ESC de escola + traço + CIE da escola)
 


Bom estudos!!

3º encontro de formação PC - Circular DEITP-86


                                     GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
                                    SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
Diretoria de Ensino da Região de Itapevi
Av. Ana Araújo de Castro, 23 – Vila Aurora – Itapevi – SP - CEP 06653-140                                  
   (11)  4143-8325
 
                                                      

                                                                           Itapevi, 27de abril de 2013.

Circular nº 86/2013

Assunto: Atuação PC 2013 – 3º Encontro de formação

Sr (a) Diretor(a),


            Convocamos os Professores Coordenadores de E.F e E.M e Professor Coordenador de Apoio à Gestão, para Orientação Técnica, (somente no caso da escola não possuir, enviar representante) conforme cronograma abaixo.

PAUTA

·         08h00min ou 13h00min – Abertura
·         08h15min ou 13h15min – Oficina: Competência escritora e leitora
·         09h30min ou 14h30min – Intervalo
·         9h55min ou 14h55min – Oficina e reflexão sobre acompanhamento das atividades de recuperação na sala de aula.
·         11h30min ou 16h30min – Avisos gerais, encerramento, avaliação e lista de presença.

RECOMENDAÇÕES:

  1. Trazer as produções de texto da avaliação em processo com as seguintes características:
§  Alunos que apresentam uma escrita ainda não alfabética;

§  Alunos que embora alfabéticos apresentem severas defasagens de produção escrita.

Observação: As escolas que não puderam aplicar a Avaliação da Aprendizagem podem trazer textos produzidos no cotidiano da sala de aula.
Obs: trazer separadas as produções das duas situações.

2.    Trazer para o encontro 06 cadernos do professor sendo: 03 de matemática e 03 de L.P (séries/anos aleatórios);
3.    Verificar e estudar previamente os conteúdos postados no Blog: ATPC Virtual com título: MATERIAL DE ESTUDO: 3º encontro de PCs.
 
Data: 03/05/2013       Horário: Das 8h às 12h       Local: Sede da Diretoria de Ensino

EE Air Ferreira do Nascimento Prof
EE José Chalupe
EE Américo Valentim Christianini
EE José Neyde César Lessa Dr
EE Candido Rondon
EE José Sérgio Pereira Prof
EE Celina de Barros Bairão
EE José Theotonio dos Santos
EE Claro Camargo de Oliveira
EE Maria Soares Santos Profª
EE Dimarães Antonio Sandei
EE Mary Mallet Cyrino  Profª
EE Eliana Almeida Souza Profª
EE Nacif Amin Chalupe
EE Eliza de Oliveira
EE Paulo da Costa Pan Chacon
EE Ignês Amélia Oliveira Machado
EE Paulo de Abreu
EE Iracema Rauen Maciel Profª
EE Raul Briquet Dr
EE João Nascif Chaluppe
EE Romeu Mecca Padre

Data: 03/05/2013    Horário: Das 13h às 17h       Local: Sede da Diretoria de Ensino

EE Alferes Henrique Sammartino
EE Luis da Câmara Cascudo
EE Demilson Soares Molica
EE Manoel V. Neto Desemb.
EE Dolores Garcia Paschoalin
EE Maria Cristina Lopes
EE Dorvalino Abílio Teixeira
EE Moacir Thomaz da Silva
EE Giuseppe Ângelo Bertolli
EE Oswaldo Sammartino
EE João Batista Solde
EE Vicente Themudo Lessa  Prof
EE Josepha Pinto Chiavelli Profª
EE Wilmar Soares da Silva

Data: 06/05/2013  Horário: Das 13h às 17h     Local: E.E Profª Myrthes T. A.  Villela

EE Nercy Amélia M. Daher Profª
EE José Leandro de B. Pimentel
EE Parque Payol
EE José Wilson Padinha Prof
EE Alayde Domingues C. Macedo
EE Lênio Vieira de Moraes
EE Aldeia de Barueri
EE Leonor Mendes de Barros
EE Amador Aguiar
EE Mário Joaquim E. de Andrade
EE Caio Prado Junior Deputado
EE Myrthes T. Assad Villela Profª
EE Itajahy Feitosa Martins Profª
EE Nestor de Camargo Pref.
EE Ivani Maria Paes Profª
EE Parque Imperial
EE Jardim Maria Helena I
EE República de Cuba
EE Jardim Maria Helena III
EE República de El Salvador
EE Jardim Paulista
EE República do Equador
EE José Domingos da Silveira Prof
 

terça-feira, 23 de abril de 2013

ATPC VIRTUAL: Orientações e reflexões sobre recuperação

ATPC VIRTUAL: Orientações e reflexões sobre recuperação: Atenção: No projeto de recuperação deve constar em JUSTIFICATIVAS, os dados da avaliação em processo (diagnóstica) que indicam a porcentag...

quarta-feira, 17 de abril de 2013

Nativos Digitais - os alunos do Século XXI



                                                    Uma dica do Professor Vanderley

Professor VIRTUAL na ATPC: Prof. Vitor H. Paro:Todos Pela Educação

CLIQUE NO LINK:
 
 
 "O que mais me magoa é ver em cada uma dessas crianças pobres, um Beethoven assassinado" Antoine de Saint-Exupéry    

terça-feira, 16 de abril de 2013

Orientações e reflexões sobre recuperação

  1. Atenção: No projeto de recuperação deve constar em JUSTIFICATIVAS, os dados da avaliação em processo (diagnóstica) que indicam a porcentagem e/ou números de alunos de uma turma que demonstraram não dominar as habilidades mais críticas (aquelas em que foi maior o número de erros)
  2. Deve haver uma certa coerência entre o números de aulas previstas nas situações de aprendizagem com o tempo disponível em um bimestre. Se as situações de aprendizagens do caderno requerem juntas, aproximadamente 43 aulas, NÃO é possível serem desenvolvidas em um bimestre que tem aprox. 24 aulas de Apoio em Matemática (2 por semana) e 12 aulas em L.P (uma aula por semana)
  3. Para os 6º anos, como não há cadernos de professor de anos anteriores, as situações de aprendizagem devem ter como referência de metodologia e conteúdo, os seguintes materiais: os próprios cadernos do professor de 6º ano; Cadernos do professor do + matemática e + L.P (material de rec. paralela dos anos anteriores); Ler e escrever. Fundamental é prever a metodologia de abordagem (como será ensinado).
  4. O número de habilidades contemplado neste primeiro projeto será justamente aquele cujas quantidade de aulas necessárias para seu desenvolvimento segundo os Cadernos do Professor seja compatível com a quantidade de aulas que ainda restam neste primeiro semestre, a menos que a escola opte por fazer já um projeto que "entre" no segundo semestre. É possível fazer um projeto que "ocupe" o 2º e 3º bimestre. Contudo, não há necessidade de AGORA, planejar tão longo. Se pensarmos neste bim. as aulas de apoio já podem começar enquanto a equipe prepara a um novo projeto para o segundo semestre, com mais "calma".
  5. Se as habilidades que serão trabalhadas em várias turmas (de mesmo ano) serão as mesmas, com as mesmas situações de aprendizagem, não há necessidade de fazer repetições de texto no projeto, para cada turma. Indique os dados de cada turma individualmente e a indicação das habilidades e situações de aprendizagem, síntese e etc., sendo igual para todas as turmas, menciona-se uma só vez.


domingo, 14 de abril de 2013

terça-feira, 9 de abril de 2013

LIVRO: Os Sentidos Da Vida - Uma pausa para pensar - Flávio Gikovate

 "Simplesmente surpreendente". Indispensável a Pais e Professores!
"Até que ponto um livro pode ser capaz de mudar a vida de uma pessoa"?  Concordo com a ideia de que os livros podem ser marcantes por proporcionarem uma sensação de conforto, mudança de paradigmas, dar luz a uma nova ideia ou resumir um pensamento que a pessoa já tinha.
Existem muitas formas de um livro transformar a vida das pessoas. O livro "Os Sentidos Da Vida: Uma Pausa para pensar" é sem dúvidas, um dos que mais influenciaram o meu pensamento sobre a condição dos nossos jovens alun@s. Para mim, foi decisivo na construção de conhecimento sobre a qualidade da relação que deve se estabelecer entre os sujeitos do processo educativo. Considero-o indispensável para pais e professores!
Muito se fala em empatia, contudo, o conhecimento de alguns conceitos e, sobretudo, algumas características dos adolescentes é imprescindível para que possamos efetivamente compreendê-los e a partir daí, conquistarmos a confiança necessária para ensiná-los algo e principalmente, aprender com eles. Lembro sempre e com muito prazer quando produzi um dos meus primeiros textos no programa de mestrado: uma resenha relacionando este livro de Gikovate e o livro "Filosofia na escola: o prazer da reflexão" cuja autoria era dos meus queridos professores Marcos Lorieri e Terezinha Rios. Guardo  na minha estante o trabalho e na memória,  o processo de sua construção, que mereceu generosas orientações, observações e recomendações (escritas pelos dois, a lápis, no verso da capa). Todo este processo, que somado aos conteúdos dos dois livros, se constituem num dos mais  significativos e por isso valioso momentos da minha formação.
Sinopse - Os Sentidos Da Vida - Uma pausa para pensar - Flávio Gikovate 
A partir de sua experiência como psicoterapeuta, Flávio Gikovate analisa, no livro Os sentidos da vida, as dificuldades que enfrentamos desde o nascimento, no esforço de conviver com a dor e o prazer, inerentes à nossa existência. Poderemos desenvolver o aprendizado da sabedoria na resolução dos conflitos se conseguirmos uma adequada relação entre sonho e realidade, sem desconsiderar ou superestimar os obstáculos, os sofrimentos e prazeres com os quais sempre nos deparamos. Esse desafio nos acompanha a vida toda e exige um trabalho de construção da nossa identidade, ao mesmo tempo em que reconhecemos a importância da convivência. Para esse trajeto, ao contrário das expectativas de uma “receita” para o sentido da vida, o autor acentua a importância da elaboração de projetos de vida pessoais e únicos, que permitam o aprimoramento da subjetividade e do relacionamento com as pessoas e o ambiente em geral.
LEIA AQUI O LIVRO COMPLETO!

sábado, 6 de abril de 2013

sexta-feira, 5 de abril de 2013

MAPA: DE ITAPEVI/JANDIRA PARA COLÉGIO SIDARTA - COTIA

Para quem deve ir à reunião (PC de Itapevi e Jandira) do dia 08-04 (Projeto SMART) no Colégio Sidarta em Cotia:
O melhor caminho, partindo de Itapevi ou Jandira é a Estrada velha Barueri/Itapevi (estrada do cemitério municipal de Itapevi, do cemitério Alphacampus, e que passa pela escola Maria Soares e também próximo ao acesso as escolas Giuseppe e Demilson).
Seguir pela estrada velha até rotatória (já em Barueri - VER PONTO A do MAPA) Esta rotatória está na altura dos 'predinhos' do Jardim Paulista como podem ser vistos no mapa. (Em caso de dúvida, neste ponto PARE e pergunte sobre como ir em direção a rodovia Raposo Tavares)
Nesta rotatória, entrar a DIREITA e seguir em frente. Vai passar por vários condomínios (Nova Higienópolis; Forest Hills; São Fernando Golf Club; Santa Maria. Seguir em frente por aproximadamente 5 KM nesta via (já é a Fernando Nobre) até a referência "TEMPLO ZULAI" . O Colégio Sidarta (PONTO B do MAPA) fica em frente ao Templo budista. 
Obs: Do Colégio Sidarta/Templo Zulai, seguindo em frente mais um KM, chega-se a Rodovia Raposo Tavares.
IMPORTANTE: Mova-se no Mapa usando o botão esquerdo do mouse e cursor - Siga a faixa azul. Use os sinais (+) e  (-)  no canto esquerdo do mapa para aproximar/afastar a imagem.