Pesquisar este blog

sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Orientações sobre utilização dos cartazes: Está no DNA? do projeto Semear Ciências da USP

Projeto Semear Ciência/USP

Para ampliar a ação de Educação e Difusão, o Centro de pesquisa sobre o genoma humano e células-tronco da USP - CEGH-CEL/USP elaborou o projeto Semear Ciência que visa divulgar temas importantes da Genética para o público. Por meio dos cartazes enviados às escolas e pelas estações de metrô e de ônibus, pretende motivar o público a conhecer mais sobre aspectos da Ciência que promovam valores importantes como, por exemplo, o respeito pela biodiversidade.
Para iniciar esse projeto, o Centro elaborou em 2014, uma série  de cartazes sob o título “Diferentes, mas semelhantes”.  Nas fotografias, são apresentadas a espécie humana e uma espécie diferente da nossa (chimpanzé, mosca e semente de arroz) e informamos, com destaque, o grau de similaridade genética entre esses seres  vivos.
Será que essas espécies tão diferentes apresentam algum grau de semelhança genética? Os estudos sobre o genoma humano nos mostraram inúmeras semelhanças entre o nosso material genético e o de outras espécies nem tão parecidas. Esses dados científicos não foram surpreendentes para os especialistas, pois vão ao encontro das ideias evolutivas que afirmam que todas as espécies compartilham ancestrais comuns, ou seja, apresentam algum grau de parentesco.

Em 2014 foi lançado o primeiro hotsite da série (AQUI>>), nele os visitantes podem saber como esses estudos foram realizados e quais os impactos desse conhecimento no tratamento de doenças. 
Em 2015, o tema é: Está no DNA? (hotsite AQUI>>)
Neste hotsite você acessa as respostas para as questões motivadoras que estão no Cartaz 2015 que sua escola recebeu do NPE da Diretoria de Ensino, junto com o Comunicado de orientações. 




IMPORTANTE:
Alguns vídeos sobre o tema podem ser encontrados AQUI>>
Materiais didáticos (jogos, vídeos, programas de rádio e orientações para situações de aprendizagens podem ser acessadas AQUI>>

Bom trabalho!
Equipe NPE da D.E ITAPEVI