Pesquisar este blog

terça-feira, 16 de abril de 2013

Orientações e reflexões sobre recuperação

  1. Atenção: No projeto de recuperação deve constar em JUSTIFICATIVAS, os dados da avaliação em processo (diagnóstica) que indicam a porcentagem e/ou números de alunos de uma turma que demonstraram não dominar as habilidades mais críticas (aquelas em que foi maior o número de erros)
  2. Deve haver uma certa coerência entre o números de aulas previstas nas situações de aprendizagem com o tempo disponível em um bimestre. Se as situações de aprendizagens do caderno requerem juntas, aproximadamente 43 aulas, NÃO é possível serem desenvolvidas em um bimestre que tem aprox. 24 aulas de Apoio em Matemática (2 por semana) e 12 aulas em L.P (uma aula por semana)
  3. Para os 6º anos, como não há cadernos de professor de anos anteriores, as situações de aprendizagem devem ter como referência de metodologia e conteúdo, os seguintes materiais: os próprios cadernos do professor de 6º ano; Cadernos do professor do + matemática e + L.P (material de rec. paralela dos anos anteriores); Ler e escrever. Fundamental é prever a metodologia de abordagem (como será ensinado).
  4. O número de habilidades contemplado neste primeiro projeto será justamente aquele cujas quantidade de aulas necessárias para seu desenvolvimento segundo os Cadernos do Professor seja compatível com a quantidade de aulas que ainda restam neste primeiro semestre, a menos que a escola opte por fazer já um projeto que "entre" no segundo semestre. É possível fazer um projeto que "ocupe" o 2º e 3º bimestre. Contudo, não há necessidade de AGORA, planejar tão longo. Se pensarmos neste bim. as aulas de apoio já podem começar enquanto a equipe prepara a um novo projeto para o segundo semestre, com mais "calma".
  5. Se as habilidades que serão trabalhadas em várias turmas (de mesmo ano) serão as mesmas, com as mesmas situações de aprendizagem, não há necessidade de fazer repetições de texto no projeto, para cada turma. Indique os dados de cada turma individualmente e a indicação das habilidades e situações de aprendizagem, síntese e etc., sendo igual para todas as turmas, menciona-se uma só vez.


Nenhum comentário:

Postar um comentário