Um dos exercícios mais importantes e necessários para nossa humanização é também um dos mais difíceis de praticar: a Empatia.
Embora muitas pessoas façam certa confusão com o seu significado, empatia significa "Colocar-se no lugar do outro".
Nenhuma profissão exige mais contatos, relações e convivência com "Outros" quanto a nossa, de Educadores.
Cada um destes "outros" com os quais convivemos cotidianamente é um humano singular: tem seus medos, preferências, dúvidas, certezas, dores e alegrias que são só suas.
Cada um destes "outros" com os quais convivemos cotidianamente é um humano singular: tem seus medos, preferências, dúvidas, certezas, dores e alegrias que são só suas.
Quanto mais buscamos conhecer e compreender estes traços particulares, mais nos aproximamos da perfeição humana quanto aos relacionamentos, e a primeira relação que se beneficia é a que mantemos conosco mesmo.
A maior parte destes humanos com os quais convivemos, os nossos alunos, são ainda frágeis na sua formação (embora muitas vezes escondam essa fragilidade), e saberão ou não praticar a empatia na medida mesma com que viveram conosco, experiências e exemplos de comportamentos empáticos ou não.
A tarefa se torna mais fácil se refletirmos sobre como é que gostaríamos que fosse tratado um filho (a) nosso, em situações que exigisse apoio, correção, atenção e cuidados.
Estas situações no entanto, se apresentam justamente em ocasiões onde o "Outro", frágil ainda na sua formação, mais precisa da nossa empatia. Normalmente estas situações estão associadas a algum erro.
Lógico que existem 'erros' e "Erros".
Fato é que os erros, antes de serem considerados 'matéria prima' para a educação, são vistos apenas como objeto de punição. Reproduz-se a lógica repressiva e a oportunidade de se fazer intervenção educativa é desperdiçada.
Quantas vezes um erro menor e quem sabe, até justificável se fosse visto pelas "lentes da empatia", provoca antes, uma sucessão de novos erros numa escalada antieducativa que "ensina" intolerância, violência moral, injustiça...e deixa marcas na escola.
O Professor Cortella nos diz que ensinar é "insigniar". Insignia é marca, sinal.
Que marca estamos deixando? Que sinais estamos dando? O que estamos ensinando?
Bom mesmo é pensar que na grande maioria dos casos, as pessoas em geral e principalmente nossos alunos, esperam de nós, sempre, um bom sinal, uma boa marca. Para isso, precisamos estar lá!
Pense nisso. O texto abaixo é a tradução de uma música que poderia muito bem ser o apelo de crianças e jovens à seus professores. Seria também uma grande dica para melhorar as condições de ensino do currículo formal.
Você Estará Lá?
Abraça-me
Como o
Rio Jordão
E então
eu lhe direi:
- Você é
meu amigo!
Leve-me
Como se
você fosse meu irmão
Ame-me
como uma mãe
Você
estará lá?
Quando
eu estiver cansado
Diga-me
se você vai me segurar!
Quando
errado, você vai me dirigir?
Quando
perdido, você vai me achar?
Mas eu
sou só um humano!
Todo
mundo quer me controlar
Parece
que o mundo tem um papel para mim
Estou tão
confuso; você vai me mostrar?
Você
estará lá para mim?
E se
importar o suficiente para me suportar?
Abrace-me
(...)
Devagar
(Suave e
corajosamente)
(Me leve adiante)
Eu sou só
um humano
(Guie-me)
Me abrace
(Me ame e
me alimente)
(Isso,
Isso)
(Me beije
e me liberte)
Isso
(Me
sentirei abençoado)
Eu sou um
humano
(Leve-me)
Me leve
(Me leve
com coragem)
Leve-me
(Me
levante devagar)
(Me leve
até lá)
Eu sou um
humano
(Me
salve)
Conduza-me
(Me cure
e me lave)
Me eleve
mais alto, me levante
(Suavemente
me diga)
( Você
estará lá?)
Eu
estarei lá
(Me
levante)
Me
abrace, isso
(Me
levante devagar)
(Me leve
corajosamente)
(Me
mostre que você se importa)
Eu
estarei lá
Me abrace
(Encoste
sua cabeça devagar)
Eu fico
slitário algumas vezes
(Suave e
corajosamente)
Eu fico
solitário
(Me leve
até lá)
Me leve
até lá
(Precise
de mim)
(Me ame e
me alimente)
Eleve-me
para cima, me abrace
(Me beije
e liberte-me)
Levante-me
por algum tempo, por algum tempo
(Me
sentirei abencoado)
No nosso
momento mais sombrio
No meu
pior desespero
Você
ainda vai se importar?
Você
estará lá?
Nas
minhas provações e minhas tribulações
Pelas minhas dúvidas e frustrações
Na minha
violência
Na minha
turbulência
Pelo meu
medo e minhas confissões
Na minha
angústia e minha dor
Pela
minha alegria e minha tristeza
Na
promessa de um outro amanhã
Nunca
deixarei você partir
Pois você
está para sempre no meu coração
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