Comunicado Conjunto CIMA/CGEB + Circular D.E 169/2013
Avaliação da Aprendizagem em Processo (AAP) – Quinta Edição – Segundo Semestre de 2013
Avaliação Diagnóstica
SAEB (ADS)
A Coordenadoria de Informação, Monitoramento e Avaliação Educacional em conjunto com a Coordenadoria de Gestão da Educação Básica, considerando a importância de:
- apoiar as ações de acompanhamento do desenvolvimento das propostas pedagógicas das unidades escolares;
- diagnosticar, por meio de instrumento padronizado, os aspectos da aprendizagem dos alunos que necessitam de atenção imediata, ampliando o universo de alunos atendidos;
- subsidiar as escolas e docentes, com orientações para elaboração de pautas conjuntas e individuais que resultem em planos de ação para os processos de recuperação da aprendizagem;
- atender à demanda das escolas, coletada por meio do Questionário da AAP aplicado on-line, na segunda quinzena de março de 2012;
- oportunizar a possibilidade de vivenciar instrumento de avaliação fundamentado exclusivamente na matriz de referência nacional SAEB;- garantir aos docentes o acesso aos materiais de apoio elaborados pela CGEB, comunicam que:
1 – em continuidade às ações da Avaliação da Aprendizagem em Processo - AAP, serão aplicadas avaliações de Língua Portuguesa e de Matemática a alunos da rede estadual regular, dos 6°, 7°, 8° e 9° anos do Ensino Fundamental e das 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio.
2- As avaliações da AAP, de caráter exclusivamente diagnóstico, se constituem em instrumentos investigativos da aprendizagem para posterior mobilização de procedimentos, atitudes e conceitos, pela escola e na sala de aula, visando à elaboração e execução de planos destinados ao apoio imediato para sanar dificuldades dos alunos.
3- As avaliações da AAP a serem aplicadas terão a seguinte constituição:
a) Língua Portuguesa - 15 questões;
b) Matemática – 10 questões;
c) Produção Textual:
- para o Ensino Fundamental – conto (6°ano), notícia (7°ano), narrativa de aventura (8°ano) e artigo de opinião (9°ano);
- para o Ensino Médio – artigo de opinião (todas as séries).
4 – As Produções Textuais, descritas no item 3 c, constituirão o produto final de uma sequência de atividades a ser mediada pelo professor, que poderá utilizar mais de uma aula para o desenvolvimento da ação.
5 – Nesta edição, também serão aplicados outros instrumentos de avaliação, denominados Avaliação Diagnóstica SAEB – ADS, de Língua Portuguesa e de Matemática para os alunos da rede estadual regular, do 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio.
6 – As avaliações da ADS, de caráter exclusivamente diagnóstico e baseadas em descritores do SAEB selecionados, referenciam esta avaliação com a Prova Brasil, e objetivam dar à escola oportunidade de aproximação com o instrumento de avaliação nacional, devendo seu resultado se constituir como apoio para ações da equipe escolar.
7 – As avaliações da ADS a serem aplicadas terão a seguinte constituição:
a) Língua Portuguesa – 14 questões para o 5º ano do Ensino Fundamental e 10 questões para o 9º ano do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio;
b) Matemática – 20 questões para o 5º ano do Ensino Fundamental e 10 questões para o 9º ano do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio.
8- Considerados os objetivos de ambas as avaliações, a aplicação e a correção das provas devem ser realizadas, a exemplo das demais atividades didático-pedagógicas desenvolvidas com os respectivos alunos, pelos professores das classes/disciplinas envolvidas e, preferencialmente, em aulas duplas e em dias diferentes para Língua Portuguesa, Matemática e Produção Textual.
9- As unidades escolares programarão, conforme suas peculiaridades, o calendário de aplicação/correção, a partir do cronograma a seguir proposto:
a) 5 a 9 de agosto – Aplicação das provas objetivas da AAP e das provas da ADS;
b) 12 a 16 de agosto – Correção das avaliações aplicadas de 5 a 9 de agosto;
c) 26 a 30 de agosto – Aplicação da produção textual da AAP.
10 - O material de aplicação da AAP e da ADS (provas) será entregue impresso para as Unidades Escolares, organizado por classe, contendo:
Avaliação da Aprendizagem em Processo - AAP
10.1- Provas de Língua Portuguesa para turmas do 6° ano do Ensino Fundamental;
10.2- Provas de Língua Portuguesa para turmas do 7° ano do Ensino Fundamental;
10.3- Provas de Língua Portuguesa para turmas do 8° ano do Ensino Fundamental;
10.4- Provas de Língua Portuguesa para turmas do 9° ano do Ensino Fundamental;
10.5- Provas de Língua Portuguesa para turmas da 1ª série do Ensino Médio;
10.6- Provas de Língua Portuguesa para turmas da 2ª série do Ensino Médio;
10.7- Provas de Língua Portuguesa para turmas da 3ª série do Ensino Médio;
10.8- Provas de Matemática para turmas do 6° ano do Ensino Fundamental;
10.9- Provas de Matemática para turmas do 7° ano do Ensino Fundamental;
10.10- Provas de Matemática para turmas do 8° ano do Ensino Fundamental;
10.11- Provas de Matemática para turmas do 9° ano do Ensino Fundamental;
10.12- Provas de Matemática para turmas da 1ª série do Ensino Médio;
10.13- Provas de Matemática para turmas da 2ª série do Ensino Médio;
10.14- Provas de Matemática para turma da 3ª série do Ensino Médio;
10.15- Provas de Produção Textual para turmas do 6° ano do Ensino Fundamental;
10.16- Provas de Produção Textual para turmas do 7° ano do Ensino Fundamental;
10.17- Provas de Produção Textual para turmas do 8° ano do Ensino Fundamental;
10.18- Provas de Produção Textual para turmas do 9° ano do Ensino Fundamental;
10.19- Provas de Produção Textual para turmas da 1ª série do Ensino Médio;
10.20- Provas de Produção Textual para turmas da 2ª série do Ensino Médio;
10.21- Provas de Produção Textual para turmas da 3ª série do Ensino Médio;
A Coordenadoria de Informação, Monitoramento e Avaliação Educacional em conjunto com a Coordenadoria de Gestão da Educação Básica, considerando a importância de:
- apoiar as ações de acompanhamento do desenvolvimento das propostas pedagógicas das unidades escolares;
- diagnosticar, por meio de instrumento padronizado, os aspectos da aprendizagem dos alunos que necessitam de atenção imediata, ampliando o universo de alunos atendidos;
- subsidiar as escolas e docentes, com orientações para elaboração de pautas conjuntas e individuais que resultem em planos de ação para os processos de recuperação da aprendizagem;
- atender à demanda das escolas, coletada por meio do Questionário da AAP aplicado on-line, na segunda quinzena de março de 2012;
- oportunizar a possibilidade de vivenciar instrumento de avaliação fundamentado exclusivamente na matriz de referência nacional SAEB;- garantir aos docentes o acesso aos materiais de apoio elaborados pela CGEB, comunicam que:
1 – em continuidade às ações da Avaliação da Aprendizagem em Processo - AAP, serão aplicadas avaliações de Língua Portuguesa e de Matemática a alunos da rede estadual regular, dos 6°, 7°, 8° e 9° anos do Ensino Fundamental e das 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio.
2- As avaliações da AAP, de caráter exclusivamente diagnóstico, se constituem em instrumentos investigativos da aprendizagem para posterior mobilização de procedimentos, atitudes e conceitos, pela escola e na sala de aula, visando à elaboração e execução de planos destinados ao apoio imediato para sanar dificuldades dos alunos.
3- As avaliações da AAP a serem aplicadas terão a seguinte constituição:
a) Língua Portuguesa - 15 questões;
b) Matemática – 10 questões;
c) Produção Textual:
- para o Ensino Fundamental – conto (6°ano), notícia (7°ano), narrativa de aventura (8°ano) e artigo de opinião (9°ano);
- para o Ensino Médio – artigo de opinião (todas as séries).
4 – As Produções Textuais, descritas no item 3 c, constituirão o produto final de uma sequência de atividades a ser mediada pelo professor, que poderá utilizar mais de uma aula para o desenvolvimento da ação.
5 – Nesta edição, também serão aplicados outros instrumentos de avaliação, denominados Avaliação Diagnóstica SAEB – ADS, de Língua Portuguesa e de Matemática para os alunos da rede estadual regular, do 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio.
6 – As avaliações da ADS, de caráter exclusivamente diagnóstico e baseadas em descritores do SAEB selecionados, referenciam esta avaliação com a Prova Brasil, e objetivam dar à escola oportunidade de aproximação com o instrumento de avaliação nacional, devendo seu resultado se constituir como apoio para ações da equipe escolar.
7 – As avaliações da ADS a serem aplicadas terão a seguinte constituição:
a) Língua Portuguesa – 14 questões para o 5º ano do Ensino Fundamental e 10 questões para o 9º ano do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio;
b) Matemática – 20 questões para o 5º ano do Ensino Fundamental e 10 questões para o 9º ano do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio.
8- Considerados os objetivos de ambas as avaliações, a aplicação e a correção das provas devem ser realizadas, a exemplo das demais atividades didático-pedagógicas desenvolvidas com os respectivos alunos, pelos professores das classes/disciplinas envolvidas e, preferencialmente, em aulas duplas e em dias diferentes para Língua Portuguesa, Matemática e Produção Textual.
9- As unidades escolares programarão, conforme suas peculiaridades, o calendário de aplicação/correção, a partir do cronograma a seguir proposto:
a) 5 a 9 de agosto – Aplicação das provas objetivas da AAP e das provas da ADS;
b) 12 a 16 de agosto – Correção das avaliações aplicadas de 5 a 9 de agosto;
c) 26 a 30 de agosto – Aplicação da produção textual da AAP.
10 - O material de aplicação da AAP e da ADS (provas) será entregue impresso para as Unidades Escolares, organizado por classe, contendo:
Avaliação da Aprendizagem em Processo - AAP
10.1- Provas de Língua Portuguesa para turmas do 6° ano do Ensino Fundamental;
10.2- Provas de Língua Portuguesa para turmas do 7° ano do Ensino Fundamental;
10.3- Provas de Língua Portuguesa para turmas do 8° ano do Ensino Fundamental;
10.4- Provas de Língua Portuguesa para turmas do 9° ano do Ensino Fundamental;
10.5- Provas de Língua Portuguesa para turmas da 1ª série do Ensino Médio;
10.6- Provas de Língua Portuguesa para turmas da 2ª série do Ensino Médio;
10.7- Provas de Língua Portuguesa para turmas da 3ª série do Ensino Médio;
10.8- Provas de Matemática para turmas do 6° ano do Ensino Fundamental;
10.9- Provas de Matemática para turmas do 7° ano do Ensino Fundamental;
10.10- Provas de Matemática para turmas do 8° ano do Ensino Fundamental;
10.11- Provas de Matemática para turmas do 9° ano do Ensino Fundamental;
10.12- Provas de Matemática para turmas da 1ª série do Ensino Médio;
10.13- Provas de Matemática para turmas da 2ª série do Ensino Médio;
10.14- Provas de Matemática para turma da 3ª série do Ensino Médio;
10.15- Provas de Produção Textual para turmas do 6° ano do Ensino Fundamental;
10.16- Provas de Produção Textual para turmas do 7° ano do Ensino Fundamental;
10.17- Provas de Produção Textual para turmas do 8° ano do Ensino Fundamental;
10.18- Provas de Produção Textual para turmas do 9° ano do Ensino Fundamental;
10.19- Provas de Produção Textual para turmas da 1ª série do Ensino Médio;
10.20- Provas de Produção Textual para turmas da 2ª série do Ensino Médio;
10.21- Provas de Produção Textual para turmas da 3ª série do Ensino Médio;
E
Avaliação Diagnóstica SAEB
10.22 – Prova de Língua
Portuguesa para turmas do 5º ano do Ensino Fundamental;
10.23 – Prova de
Língua Portuguesa para turmas do 9º ano do Ensino Fundamental;
10.24 – Prova
de Língua Portuguesa para turmas da 3ª série do Ensino Médio;
10.25 – Prova
de Matemática para turmas do 5º ano do Ensino Fundamental;
10.26 – Prova de
Matemática para turmas do 9º ano do Ensino Fundamental;
10.17 – Prova de
Matemática para turmas da 3ª série do Ensino Médio.
11 - As provas
mencionadas no item 10 do presente comunicado foram impressas a partir de
quantitativo coletado pelo Sistema de Cadastro de Alunos da Secretaria, com data
base de 30-04-2013, acréscimo de 3% e arredondamento quantitativo, para entrega
nas escolas.
11.1 – Serão entregues, nas Diretorias de Ensino, exemplares de
todas as provas mencionadas no item 10, correspondente a 10% de seu respectivo
número de alunos, a título de reserva técnica e para suporte das atividades de
apoio e acompanhamento pedagógico das avaliações.
11.2 - As provas em braile
e em caracteres ampliados, impressas pelo Núcleo de Apoio Pedagógico
Especializado – CAPE, serão entregues nas Diretorias de Ensino. (Já disponível para retirada)
11.3 – As
provas das 69 escolas de Ensino Integral (EF e EM), dadas algumas
especificidades do processo de avaliação a elas destinadas, serão entregues nas
Diretorias de Ensino, que organizarão a distribuição às escolas do
programa.
12 - Complementando as provas da AAP, foi produzido, para cada
um dos subitens descritos no item 10 do presente comunicado, o respectivo
material “Comentários e Recomendações Pedagógicas”, referente à Avaliação da
Aprendizagem em Processo – Quinta Edição 2013 – destinado aos professores,
contendo:
a) quadro de habilidades de referência utilizadas na elaboração dos
itens das provas;
b) orientações necessárias à aplicação das propostas de
produção textual e alguns itens específicos das provas de matemática;
c)
orientações para a correção e interpretação de resultados;
d) sugestões de
trabalho pedagógico articuladas com a interpretação dos resultados e com os
materiais de apoio ao Currículo.
13 – Complementando as provas da ADS,
foi produzido, para cada um dos subitens descritos no item 10 do presente
comunicado, o respectivo material “Apresentação e Orientações”, referente à
Avaliação Diagnóstica SAEB, destinado aos professores, contendo:
a) quadro de
habilidades de referência utilizado na elaboração dos itens das provas;
b)
questões da prova e respectivos gabaritos.
14 – O material constante dos
itens 12 e 13 do presente comunicado será entregue às escolas na quantidade de
um por turma/ano/série/disciplina e foi impresso a partir de quantitativo
coletado pelo Sistema de Cadastro de Alunos da Secretaria, com data base de
30-04-2013.
15 – A entrega dos materiais mencionados nos itens 10, 12 e
13 ocorrerá no período de 01 a 26 de julho, devendo as unidades escolares se
organizar para seu recebimento.
16 - As diferentes atividades a serem desenvolvidas no
contexto dessas avaliações, devem ser planejadas, executadas e acompanhadas
pelas equipes das Diretorias de Ensino e Escolas, destacando as ações dos
Supervisores de Ensino, Professores Coordenadores dos Núcleos Pedagógicos,
Diretores, Professores Coordenadores e Docentes das unidades escolares, de
acordo com as respectivas atribuições.
EM CASO DE DÚVIDA, ENTRE EM CONTATO COM OS PCNP DA DIRETORIA DE ENSINO.
EM CASO DE DÚVIDA, ENTRE EM CONTATO COM OS PCNP DA DIRETORIA DE ENSINO.
Nenhum comentário:
Postar um comentário